Usinagem - chatter
2. PARÂMETROS E MÉTODOS DE CONTROLE DE CHATTER
* Fixação do sistema: Um primeiro passo prático ao se deparar com o problema de vibração da máquina ferramenta ou mesmo da peça é se assegurar de uma adequada e satisfatória fixação dos elementos envolvidos no sistema. É preciso atentar para qual dos componentes está efetivamente causando a vibração.
* Redimensionamento da ferramenta: ma causa primária e relativamente simples de se solucionar é a flexão causada por uma ferramenta muito longa. A ferramenta deverá ser tão curta quanto possível, atentando que haja espaço suficiente para o porta-ferramenta durante o corte.
* Redimensionamento de parâmetros de corte: um exemplo simples é a mudança de ângulo num torneamento: a 45 graus a ferramenta sofrerá trepidações em parâmetros de corte mais baixos do que quando a 0 graus. Podem ser reavaliados parâmetros como velocidade de corte, profundidade de corte.
* Aumento de rigidez do sistema: Há dois tipos de rigidez a se analisar: Rigidez estática ou estrutural: é fornecido pelo fabricante da máquina ferramenta a relação entre a quantidade de força aplicada e a deflexão sofrida pelo eixo. Assim, pode-se regular a força de corte aplicada adequada para ser evitar desvios e vibrações. Rigidez dinâmica: é medida da capacidade de o sistema amortecer vibrações. Um exemplo para ilustrar a situação: à medida que cada pastilha, ou