Preparação acetato de butila
[pic]
Acetato de Butila
FÓRMULA: C6H12O2
O Acetato de Butila é da família dos ésteres acéticos, utilizado como solvente polar. É um líquido, transparente, incolor e com odor frutal característico, obtido por esterificação do Ácido Acético com o NButanol. Possui um médio Ponto de Ebulição 126 ºC, Ponto de Fulgor 21,5 ºC e Temperatura de Auto-ignição de 404,8 ºC. Fórmula Química: C6H12O2. Peso Molecular: 112. Nome Químico: Etanoato de Butila. Nº do CAS: 123-86-4.
O Acetato de Butila é indicado como solvente em thinners, lacas, tintas e vernizes. Pode ser utilizado como solvente ativo em resinas alquídicas curtas em óleo, nitrocelulósicas, etilcelulósicas,acetato-butiratos de celulose, breu esterificado, óleos secativos, fenólicos modificados, uréia-formaldeído, epóxi, poliuretano, acrilatos e metacrilatos. Geralmente associado ao Acetato de Etila e ao N-Butanol, produz fórmulas que satisfazem as exigências de secagem, fluidez, nivelamento do filme e resistência ao "blush". O Acetato de Butila quando utilizado em adesivos à base de acetato de vinila e borracha clorada, permite fórmulas com altos teores de sólidos. Utilizado também em perfumes, cosméticos e em extrações na indústria farmacêutica. Acetatos de butilas são obtidos através de esterificação direta do ácido acético com os respectivos álcoois. (http://www.chemisol.com.br).
Riscos a Saúde: Os vapores causam irritação do trato respiratório, com tosse e desconforto no peito. Pode ocorrer perda dos sentidos, náuseas, vômitos, fraqueza e falta de coordenação. Em contato com os olhos pode ocorrer vermelhidão intensa e inchaço da conjuntiva. Causa irritação, forma de agulhadas e desconforto ou dor. (http://www.quimesp.com)
Reação de Esterificação:
A preparação de um éster pode ser conduzida por caminhos bem distintos. O método mais simples é, sem duvida a esterificação de fischer, partindo do próprio ácido carboxílico, por fervura demorada