Preparando se para a profissão do futuro
Neste artigo o autor pretende mostrar o lado oculto da Contabilidade que a maioria das pessoas desconhece, pois sua imagem por muitos anos foi associada à um profissional não muito crítico, tímido e em alguns casos até com a suspeita de ausência de idoneidade profissional. Em primeiro lugar precisamos entender que a imagem dessa profissão no Brasil ou em países em desenvolvimento, é muito diferente nos países desenvolvidos.
Por exemplo: * Na Inglaterra a certificação do contador é dado pela rainha. * Nos EUA se você perguntar qual a vocação que você quer para seu filho, a de contador aparecerá em terceiro lugar. * E em alguns estados americanos o contador é o mais bem remunerado entre as profissões, auditores ganham fortunas e são muito respeitados.
Já no Brasil não vivemos esses privilégios, mas dentro de pouco tempo segundo o autor, chegaremos lá, já que ao contrário de outras profissões a Contabilidade oferece um leque de pelo menos dez alternativas diferentes de exercício profissional.
Seguem alguns exemplos:
Levando-se em consideração que existe no Brasil hoje em torno de 1000.000 contadores registrados nos Conselhos Regionais, e aproximadamente 4,5 milhões de empresas, podemos dizer que para cada contador formado existem 45 empresas aguardando seus serviços.
As empresas estão percebendo que sem uma boa Contabilidade não há dados para a tomada de decisões numa economia que a cada dia exige mais competência e competição, isso faz com que o contador não perca seu espaço para os Técnicos de Contabilidade (220.000) e para escritórios contábeis, mesmo sabendo que o imposto de renda dispensa muitas empresas de fazer a Contabilidade. As empresas precisam de profissionais que ajudem no processo decisório, interpretando as informações, pois sem controle não há saúde financeira, assim o contador em sua nova função, tem muito espaço pela frente como médico das empresas.
Hoje com a estabilidade