Preparacão de solução tampão
LABORATÓRIO
RELATÓRIO
Disciplina: Química Analítica Quantitativa
Professor (a):
Experiência: Preparação de Soluções Tampão
Turma:
1. OBJETIVO: Verificar o efeito tampão das soluções
2. INTRODUÇÃO:
As soluções tampões são soluções que resistem a mudanças de pH quando a elas são adicionados ácidos ou bases ou quando uma diluição ocorre. Essa resistência é resultado do equilíbrio entre as espécies participantes do tampão. Um tampão é constituído de uma mistura de um ácido fraco e sua base conjugada ou de uma base fraca e seu ácido conjugado.
3. METODOLOGIA:
Materiais utilizados:
Copos de plástico numerados
Caneta
Canudo
Cronômetro
Reagentes:
Águas destilada
Ácido Clorídrico (HCl)
Hidróxido de Sódio (NaOH)
Procedimento:
Primeiramente em um copo de plástico foram adicionados 20ml de águas destilada, seu pH foi medido e depois com o uso de um canudo de plástico a água foi assoprada por 10 minutos e depois o pH foi medido novamente é assim sucessivamente com o NaOH e com o HCl.
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES:
Após a preparação das soluções aquosas citadas acima, mediu-se o pH de cada um dos 6 copos plásticos. Os resultados da variação entre o pH inicial e final de cada solução se encontra na tabela abaixo:
Copos
ph inicial pH final
1 7 6,90
2 2,26 2,61
3 11,49 11,36
4 1,62 1,22
5 12,70 12,85
6 5,90
O sexto copo, propunha a medição do pH a partir da mistura de duas soluções de pH distintos. Escolheu-se a solução A, que continha 100mL de ácido acético 0,1M e acetato de sódio 0,1M. Pesou-se 1,36g do acetato.
5. CONCLUSÃO:
As soluções tampão por apresentarem a