Trabalho
As obras utilizavam formas curvilíneas claramente inspiradas nos elementos da natureza e visto como um meio de transformação e renovação no ambiente global, sendo imprescindível que arquitetos e designers tivessem a contribuição técnica de “artesãos experts” para execução dos produtos, manifestando assim o novo conceito.
Três regras básicas que deveriam ser seguidas pela nova arquitetura:
1. Honestidade na estrutura e no uso e aplicação dos materiais;
2. Originalidade no projeto, portanto sem imitações estilísticas;
3. Uso de materiais regionais preservando suas propriedades e suas cores.
Ironicamente o movimento teve sucesso apenas entre grandes e ricos industriais, os quais podiam pagar pelos serviços mais exclusivos destes artistas e arquitetos.
É importante ressaltar que Morris o Líder do movimento era contra o uso de máquinas e a industrialização no processo de construção das obras de arte.
Entretanto, o ideal anti-industrial encarecia o objeto, visto que este era feito apenas por uma pessoa do começo ao final.
A seguir um pouco sobre um dos arquitetos importantes deste movimento -Augustus Welby Northmore Pugin ou A.W.Pugin;
Arquiteto, designer e escritor inglês, Augustus Welby Northmore Pugin nasceu em 1812, em Londres, Inglaterra, e morreu em 1852 com 40 anos.
Estabeleceu um conceito modernista, apesar de não realizá-lo em suas obras. Era o arquiteto da Rainha, que preferia o estilo neo-gótico.
Utilizava a seguinte definição para sua arte:
"Não deve haver aspectos de um prédio que não sejam necessários em termos e eficiência, construção e propriedade...o menor detalhe deve...servir a um propósito, e a própria construção deve variar de acordo com o material empregado."
Aprendeu a profissão com o seu pai, o célebre gravador e arquiteto