Relatorio
O experimento em questão teve como objetivos desenvolver a habilidade na preparação de soluções, identificar e medir o ph destas e comparar os resultados experimentais com os teóricos e estabelecer o erro cometido. Além disso, nesse experimento se buscou preparar soluções tampão, medir os respectivos ph e também verificar o comportamento destas frente à adição de ácidos e bases.
2- Fundamentação Teórica
3- Metodologia Experimental
3.1 Materiais
Balões volumétricos de 100 ml
Balança analítica
Pisseta com água recém destilada
Pipetas
Espátulas
Béqueres de 100 ml
Pêra
Papel absorvente pHmetro Bastão de vidro
Reagentes
Cloreto de amônio
Hidróxido de amônio
Ácido clorídrico
Hidróxido de sódio
Carbonato de sódio
Ácido acético
Acetato de sódio
3.2 Procedimento
Foram lavadas todas as vidrarias a serem utilizadas no experimento, posteriormente calculou-se as massas necessárias de cada reagente para a preparação das soluções descritas a seguir:
1- (Preparação de 100 mL de Acetato de Sódio a 0,2 mol/L)
Transferiu-se certa quantidade do reagente para um béquer vazio, com o auxílio de uma espátula e de outro béquer vazio, pesou-se então em uma balança analítica a massa necessária do Acetato de Sódio, sendo: 1,6623, como a massa obtida, diferenciou-se da calculada, fez-se uma correção dos dados, especificados nos cálculos. Dissolveu-se então a massa em uma pequena quantidade de água destilada, com o auxílio de um bastão de vidro, foi passado essa solução para um balão volumétrico(100 ml), completando então o volume até o menisco com água destilada, utilizando uma pisseta, a solução foi homogenizada e reservada.
2- (Preparação de 100 mL de Cloreto de Amônio a 0,2 mol/L)
Como foi na preparação da primeira solução, pesou-se a massa necessária de cloreto de amônio, sendo: 1,0725 em um béquer vazio, e com um bastão de vidro dissolveu-se em uma água destilada, transferindo o que foi preparado para