Prensas
ESCOLA POLITÉCNICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ENGENHARIA DE PROCESSOS MECÂNICOS
Rio de Janeiro
Março 2013
Sumário
1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA
1.1. Contextualização
A Moldenox é uma empresa que atua na área de industrialização e comércio de artefatos de metais envolvendo acessórios de aço inox, latão e materiais afins para copa, cozinha e banheiro, bem como na distribuição de materiais de terceiros relacionados ao seu ramo de negócios.
A empresa atua há mais de 40 anos no mercado, possuindo diversos produtos em seu catálogo, como grelhas, cubas e acessórios multiuso. A fabricação dessa grande gama de produtos exige diferentes processos de fabricação, dentre eles estampagem, soldagem e usinagem, envolvendo furação e torneamento.
A Moldenox é considerada uma empresa de médio porte, e atualmente trabalha com 75% de sua capacidade produtiva. Possui cerca de 350 funcionários, sendo pelo menos 80% deles da área de produção.
Figura - Moldenox (Fonte: http://www.moldenox.com.br/empresa/)
2. PROCESSO DE ESTAMPAGEM
2.1. Descrição do processo
Como já abordado no primeiro relatório, a estampagem trata-se de um processo de conformação mecânica, geralmente realizado a frio, o qual engloba um conjunto de operações onde uma chapa plana adquire uma nova forma geométrica. Este processo é feito com emprego de prensas de estampagens e com auxílio de estampos (dispositivos compostos pelo punção e pela matriz), ambos já detalhados anteriormente. Este processo é composto, basicamente, das seguintes operações: corte, dobramento e estampagem profunda.
Neste trabalho, estudaremos principalmente a operação de estampagem por corte e, assim, aplicar alguns conceitos da Engenharia de Produção nesta operação.
2.1.1. Características
As principais características do processo de estampagem são:
Uniformidade de