prensa
Atualmente existem no Brasil aproximadamente 40.000 prensas em Funcionamento, das quais 85% são prensas mecânicas excêntricas. Com o crescimento Mundial da indústria automotiva, o parque de prensas de estamparia precisa ser Atualizado e para isso são necessários grandes investimentos por parte da indústria Privada, sem falar na necessidade de maior extração de minério de ferro, pois o aço Representa 90% da matéria prima básica utilizada na estrutura e fabricação de uma Prensa mecânica excêntrica.
Este trabalho considera a não substituição dessas linhas de prensas, ou seja, que Uma nova tecnologia viável ecologicamente possa ser empregada através da aplicação Do acionamento indireto nas prensas existentes, onde as velocidades das máquinas em Vazio seria controlado por um servo acionamento, e a conformação da peça seria Realizada pelo sistema do acionamento mecânico existente da prensa, permitindo assim O reaproveitamento de praticamente todos os componentes da máquina (FAGOR, 2007).
Este recurso permitiria ainda o controle de velocidade e movimento da prensa, e Também promoveria uma diminuição no consumo de energia e um aumento na produção Da máquina (ABB, 2008).Este projeto visa assim estudar uma metodologia para o reaproveitamento das Prensas instaladas na indústria brasileira, já que as primeiras estimativas estudadas Mostram que através desta metodologia o custo de atualização das prensas seria Aproximadamente de 20% do custo de uma servo prensa nova. Além disso, teriam os Benefícios ambientais pelo não descarte das máquinas atualmente em operação.
1.2- Objetivos gerais
O objetivo deste trabalho é estudar um método para a melhoria da capacidade de Produção das prensas mecânicas excêntricas existentes na indústria brasileira. Este Método permite ainda aumentar o número de ciclos da prensa sem interferir na Velocidade de impacto da ferramenta sobre a chapa, com melhora no desempenho e Aumento da eficiência