Prensa
Mario Vitor Leite2, Phillip von Pritzelwitz3, David Campos4, Marcelo Pires5 e Amilton Sinatora6.
RESUMO Apresenta-se o projeto de uma prensa hidráulica dedicada ao estudo do atrito e desgaste de ferramentas de conformação mecânica. Os recursos disponíveis neste equipamento são: célula de carga com capacidade para 1471 kN, sensor de deslocamento linear com resolução para 0,01 mm e principalmente a válvula servossolenóide VACAP – Rexroth que permite uma grande sensibilidade e controle do fluxo hidráulico fornecendo velocidades entre 0,06 mm/s a 2 mm/s. Todos esses sensores são controlados por um CLP com rápida aquisição de dados em conexão com um computador pessoal convencional.
1- Contribuição Técnica a ser apresentada na 13ª Conferência Internacional em forjamento, Porto Alegre / Brasil – 14 a 16 de outubro de 2009. 2- M. Eng., Villares Rolls; 3- M. Eng., Laboratório de Fenômenos de Superfície da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LFS/EPUSP); 4- Eng., Oleodinâmica Sistemas Hidráulicos e Pneumáticas Ltda. 5- Eng., Oleodinâmica Sistemas Hidráulicos e Pneumáticas Ltda. 6- Prof. Titular Dr., Laboratório de Fenômenos de Superfície da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LFS/EPUSP).
1. Introdução O Laboratório de Fenômenos de Superfícies (LFS) do Departamento de Engenharia Mecânica, juntamente com o Departamento de Metalurgia e Materiais, da Universidade de São Paulo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, vem desenvolvendo estudos tribológicos de materiais metálicos e cerâmicos há mais de uma década. Neste período foram estabelecidas parcerias com empresas do segmento siderúrgico e automotivo e dentre estas parcerias aquela de maior importância, seja em termos de capital investido ou de continuidade dos trabalhos, foi com a Villares Rolls, fabricante de cilindros que pertencente ao Grupo Gerdau. Parte dos equipamentos