prensas
Definição
As prensas de fricção de acionamento por fuso, também conhecidas como prensas de parafuso, são prensas com estrutura normalmente em ferro fundido ou aço fundido e podem ser divididas em 2 sistemas:
A- cadeia cinemática: corresponde a todas as peças que geram movimento para transmitir ao parafuso, tais como os discos de fricção, motor e correia de transmissão.
Cadeia cinemática
Desenho da cadeia cinemática
B-zona de trabalho –é a zona onde ocorre a transformação do material a ser trabalhado através da aplicação de uma força pelo parafuso.
Esta zona é composta pelo parafuso, corrediça e matriz superior.
Aplicação
Aplica por ficção através de dois discos, o martelo desce por meio de um grande parafuso (fuso) linear reversível, sendo acionado por meio de dois robustos volantes laterais, posicionados verticalmente, que friccionam um volante horizontal central, localizado no ponto superior do fuso, permitindo desse modo a realização do movimento de descida e subida do martelo por meio do atrito dos volantes laterais com o volante horizontal.
Aplicação
Esta máquina não é de ciclo completo, permitindo a parada do martelo durante seu movimento de descida; todavia, a grande inércia existente no sistema não permite a precisão na parada do martelo. Nesta máquina não é possível a adoção de dispositivos de detecção através da aproximação, tais como cortina de luz ou dispositivos fixos tipo comando bimanual para comandar a parada do martelo.
Proteções
Essa prensa não possui acionamento elétrico e por isso não admite a instalação de dispositivos como: cortina de luz, válvulas de segurança, controle bimanuais,mas é necessário a instalação de :
Proteção dos volantes(proteção mecânica)
Grade usando trefilados redondo de uma e meia polegada ou trilhos de troem ,de acordo com a capacidade da prensa ,para impedir a queda do volante ,em caso de ruptura.
Proteção dos