Filadelfia
*Título Original: Philadelphia
*Direção: Jonathan Demme
*Elenco: Tom Hanks, Denzel Washington, Antonio Banderas, Roberta Maxwell, Buzz Kilman, Karen Finley, Charles Gleen, Daniel Chapman, Mark Sorensen Jr., Jeffrey Williamson, Joanne Woodward, Mary Steenburgen.
*Roteiro: Ron Nyswaner
*Ano: 1993
*Duração: 125 minutos
Filadélfia é um filme de 1993, que apresenta a discriminação sofrida por um seropositivo, no local de trabalho, numa época onde os homossexuais eram perseguidos como os únicos responsáveis e vítimas da SIDA.
Andrew Beckett (Tom Hanks) é um excelente advogado, que trabalha na cidade de Filadélfia num prestigioso escritório de juristas.
Homossexual e portador do vírus HIV, nunca revelou tais factos aos superiores.
Andrew, ao ser demitido por alegada incompetência, desconfia que o motivo real foi a descoberta da sua seropositividade, pois tinha adoecido, emagrecido e apresentava os primeiros sintomas da SIDA .
Sentindo-se discriminado, procura um advogado que o represente e que acabará por ser Joe Miller (Denzel Washington), que, inicialmente, recusa, mas acaba por aceitar e decide lutar contra a injustiça.
O advogado negro (outra forma de discriminação) e homofóbico (como a maioria dos americanos) passa a respeitar e a entender as diferenças, principalmente, no que se relaciona com as preferências sexuais.
O título do filme não surge por acaso. Filadélfia foi o berço da Declaração da Independência americana, com os seus ideias de liberdade, dignidade e igualdade.
O filme acaba por ser uma acusação pela falta de tratamento igual e a discriminação contra as pessoas de diferentes escolhas, que, neste caso, era a homossexualidade .
Pretendia, assim, ser como que um movimento libertador contra os preconceitos relacionados com a discrimação pela opção sexual, bem como a forma como eram tratados os portadores do vírus HIV.
Na época em que o filme foi feito, a informação sobre a doença era ainda