Premio nobel
Hoje muito se discute a importância do desenvolvimento econômico do país e o quanto é necessário este assunto, visto as ilimitadas necessidades do ser humano. Assim, várias teorias são discutidas em todo o mundo, como por exemplo a economia do Capital Humano, que é qualquer atividade que implique um custo no período corrente e que aumente a produtividade no futuro.Um exemplo é um individuo que investe nos estudos para agregar possíveis lucros no futuro. A partir deste conceito discutiremos sobre o ganhador do prêmio Nobel de Economia de 1992 o Professor e Doutor Gary Becker, que destacou a relação entre economia e o comportamento racional.Becker frisou sua teoria dividindo-a em quatro áreas de pesquisa para melhor explicá-la : capital humano, economia doméstica e familiar,crime e castigo e a discriminação na economia.Mostraremos também, a importância deste capital humano na economia do Brasil que está investindo no crescimento profissional do cidadão para o próprio desenvolvimento do país.
2. Prêmio Nobel - Gary Becker
Gary Becker nascido em Pottsville, na Pensilvânia, em 1930, graduado pela Universidade de Princeton e, com um mestrado da Universidade de Chicago, em 1953, e seu doutorado, em 1955, foi professor da Universidade de Columbia, e é professor de economia e sociologia da Universidade de Chicago, foi o ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1992.
Gary Becker é considerado um dos economistas mais criativos de todo o mundo, aplicando os métodos da economia na análise dos mais diferentes fenômenos sociais.
Ele foi ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 1992 por ter estendido os domínios da análise microeconômica para comportamento e interação humana.
Becker estendeu o domínio da teoria econômica para aspectos do comportamento humano que tinham sido previamente tratados por outras disciplinas das ciências sociais como a sociologia, demografia e criminologia.