Premio Nobel de Biologia
Foi uma das descobertas mais importantes para a medicina pois o inglês Francis Crick, o americano James Watson e o neozelandês Maurice Wilkins descobriram a estrutura do DNA, tiveram a ajuda também da britânica Rosalind Franklin mas ela faleceu em 1958.
Rosalind Franklin – Formou-se em físico-química na faculdade Newnham College . Em 1942 começou a trabalhar como pesquisadora analisando a estrutura fícica de matériais carbonizados utilizando raios-X.Pioneira da biologia molecular que, empregando a técnica da difração dos raios-X, concluiu que o DNA tinha forma helicoidal. Após trabalhar em Paris por um período voltou para a Inglaterra a onde se juntou a equipe de biofísicos do King’s College Medical Research Council em 1951, no laboratório de Maurice Wilkins iniciou-se a aplicação de estudos com difração do raio-X para determinação da estrutura da molécula do DNA. Esse trabalho permitiu a eles confirmarem a dupla estrutura helicoidal da molécula.
Maurice Wilkins – Foi um fisiologista da Nova Zelândia.
Francis Crick – Formou-se em física pelo University College, em Londres, com o início da Segunda Guerra Mundial foi trabalhar na Royal Navy interrompendo sua pesquisa de doutorado. Quando retomou à pesquisa optou pela biofísica. Em 1953 em parceria com o biólogo James Watson, baseados no trabalho experimental dos britânicos Maurice Wilkins e Rosalind Franklin, propuseram a estrutura da famosa molécula de dupla hélice denominada ácido desoxirribonucléico (ADN), esse trabalho foi publicado em 1953 inicialmente foi ignorado e foi ganhando aos poucos reconhecimento do mundo cinetifico, resultando em um Prêmio Nobel.
James Watson – Se formou na Universidade de Indiana
2011
No ano de 2011 houve três ganhadores que desvendaram segredos do sistema imunológico, abrindo novas vacinas e tratamentos contra o câncer. Os vencedores foram o imunologista americano Brunce Beutler, o biólogo francês Jules Hoffmann e o imunologista e