prefeitura Teresina
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA MESTRADO EM HISTÓRIA DO BRASIL
DISCIPLINA: TÓPICOS AVANÇADOS EM HISTÓRIA VI: HISTÓRIA ORAL
PROFESSORA: DRª CLAUDIA CRISTINA DA SILVA FONTINELES
CARGA-HORÁRIA: 60 HORAS/AULA CRÉDITOS: 4.0.0
ALUNO: MARCELO SILVA CRUZ
DATA: 22 DE ABRIL DE 2014.
FICHAMENTO
BÉDARIDA, François. Tempo presente e presença da história. FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (org.). Usos e abusos da História Oral. 8ª ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2006.
“... a história do tempo presente, [...] insere-se em uma longa tradição que remonta Herótodo e Tucídides e é ainda hoje brilhantemente ilustrada por Marc Broch de L’étrange défaite . [...] o nascente IHTP tinha à volta do berço muita fadas e benfazejas” ( p. 220)
“... Lucien Febvre e Marc Bloch. É famosa a palavra de ordem do primeiro: ‘compreender presente por meio do passado e sobretudo o passado por meio do presente’. Para o segundo, ‘a solidariedade do presente e do passado é a verdadeira justificação da história’. [...]” ( p. 221)
“História e verdade: nobre e temerária ambição. [...] o oficio do historiador presta-se em si mesmo ao conhecimento da verdade? [...]” ( p. 221)
“... declaro abertamente que a despeito de tudo a busca da verdade deve ser explicitamente a regra de ouro de todo o historiador digno desse nome. [...] chama vacilante e frágil na noite, mas que apesar de tudo ilumina o nosso caminho e sem a qual mergulhamos nas trevas.” ( p. 222)
“A segunda linha de reflexão que me interessa: a história e a globalidade. Há três décadas o campo da historiografia começou a expandir-se, enriquecer-se, e aprofundar-se de maneira prodigiosa. [...]” ( p. 225)
“... creio ser possível fazer um rearranjo no território da Clio, atendendo aos apelos outrora lançados pelos Annales no sentido de restituir à história sua totalidade. [...]” Pierre Vilar, por sua vez afirma (e eu estou de