Vieira, Balbina Ottoni. Historia do Serviço Social: contribuição para a construção de sua teoria. 3°ed. Rio de Janeiro: Agir, 1980.
Cláudia Ivanir Fonseca Figueira1
No capitulo IV, Vieira (1980), nos fala sobre a importância de se chegar a um conceito do que é o Serviço Social e de qual a sua função. A autora nos mostra os fatores que levaram os profissionais dessa área,na década de 60,a começarem a se questionar sobre qual seria sua real conceituação em relação ao Serviço Social.
Em março de 1967, surge o Seminário de Araxá, com a finalidade de se chegar a uma teorização concreta do que é o Serviço Social. O seminário foi realizado pela C.B.C.I.S. S, onde se reuniram assistentes sociais de vários estados, para que pudessem expor suas ideias e se chegar a um resultado aceitável por todos. Segundo a autora: “os seminários foram um marco para o Serviço Social” [...]. (VIEIRA, 1980, p.159)
A autora expõe que após vários seminários e convenções, chegou-se a conclusão de que para responder a todos os questionamentos sobre o que seria o Serviço Social e qual a sua função, era necessário criar programas de desenvolvimento, que veio a ser chamado de “Serviço Social de Desenvolvimento”. (VIEIRA, 1980, p.164)
Um segundo seminário aconteceu em Teresópolis, no Rio de Janeiro em 1970, sendo de grande importância para o Serviço Social. Vieira (1980) nos relata:
“Ao seminário de Teresópolis cabe o mérito de colocar a metodologia empregada dentro de um esquema cientifico e de introduzir algumas mudanças na terminologia tradicional”. (p.167)
A autora nos fala também da tentativa de reconceituação, através do “enfoque sistemático”, onde o Serviço Social seria visto como um sistema. Esse sistema permitiria, segundo a autora,”identificar o essencial como entrada no sistema e as linhas de investigação de modelos operacionais” [...]. (VIEIRA, 1980, p.174)