PREFACIO
Quando tive a ideia de fazer um post sobre o livro, primeiro tinha pensado em resumir cada capitulo em um parágrafo e fazer um resumo completo do livro em umas duas ou três páginas. Porém, o livro é tão contagiante que não tive a menor vontade de parar minha leitura entre os capítulos para escrever. Tendo em vista que um resumo completo poderia inibir a venda do livro caso se proliferasse, de certa forma, foi até bom eu não ter tentado fazer tal, pois a autora do livro (Cristiane Correa) merece vender o máximo de cópias.
O livro começa já com um prefácio de Jim Collins, um ex-professor de MBA de Stanford. Ele descreve como conheceu Jorge Paulo Lemann e quão ele pode ser comparado com os maiores empresários que conhecemos: Steve Jobs, Bill Gates, Sam Walton (Wal-Mart).
Tudo começou com Jorge Paulo Lemann. Ainda jovem, Lemann foi estudar na prestigiada Harvard University. Por ser carioca, estar acostumado com o calor e praia, não se adaptou muito bem a Cambridge, arredores de Boston. Seu primeiro ano na universidade não foi dos melhores em termos de notas e para coroar seu primeiro ano, ao chegar ao Brasil de férias, recebeu uma carta da universidade pedindo para que ele se ausentasse por um ano para amadurecer. O que motivou a carta foi os fogos estourados por ele no Harvard Yard, onde fica os dormitórios dos alunos de primeiro e segundo ano. Jorge estava feliz por terminar o ano e decidiu então comemorar. Algo que ele mesmo diz em uma palestra no Insper, em São Paulo, que fez bastante sucesso entre os alunos, mas não com os administradores da universidade.
Por se tratar de uma sugestão e não uma ordem, Lemann resolveu não seguir o conselho