preconceito
PEDAGOGIA
VALÉRIA DA ROSA CRIZEL
ATIVIDADES LÚDICAS NA LUTA CONTRA O PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR
Pelotas
2012
VALÉRIA DA ROSA CRIZEL
ATIVIDADES LÚDICAS NA LUTA CONTRA O PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comunicação e Linguagem; Psicologia da Educação 2; O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos; Educação e Diversidade: Relações Étnico-raciais.
Prof. Lilian; Carlos Eduardo; Fabio Luiz; Vilze.
Pelotas
2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo amenizar possíveis barreiras de preconceito e discriminação, visando despertar curiosidades nos alunos e ampliando conhecimento sobre o assunto.
Será aplicado pelo pedagogo duas atividades em uma turma de educação infantil Pré-Escolar, buscando com que o respeito faça parte do cotidiano de cada um.
DESENVOLVIMENTO
A primeira atividade terá duração de dois períodos de 50 minutos cada. No primeiro período os alunos terão que recortar de jornais ou revistas imagens de diferentes tipos de cabelos, e em seguida colar os recortes em uma folha de oficio, dando sua opinião sobre cada gravura escolhida e justificando-as.
No segundo período será elaborado um debate, levando-se em conta as opiniões e justificativas dos alunos realizadas no período anterior, gerando assim uma discussão onde poderemos refletir sobre o tema em questão.
A segunda atividade desenvolvida terá duração de dois períodos de 50 minutos cada. No primeiro período será confeccionado junto á turma fantoches afrodescendentes, feitos de retalhos de tecidos pretos e estampados, linha, agulha e botões.
No segundo período o pedagogo contará aos alunos, a história “Menina bonita do laço de fita”, utilizando os fantoches confeccionados na atividade