Preconceito e discriminação no espaço escolar
PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR
Eliane César Santos
Considero isso como um dever que tinha, não apenas com meu povo, mas também com minha profissão, praticar a lei e a justiça para toda a humanidade, gritar contra esta discriminação que é essencialmente injusto e oposto a toda a base de atitude através da justiça que integra a tradição do treinamento legal neste país. Eu acreditei que ao me opor contra esta injustiça eu deteria a dignidade do que seria uma profissão honrada. (Nelson Mandela)
Ubá-MG INTRODUÇÃO
Considerando que a pedagogia é a ciências da educação e que o trabalho do pedagogo nos espaços educativos gira em torno da analise das diferentes situações. A função do pedagogo é investigar e sugerir passíveis soluções para o problema. Infelizmente hoje já no século XXI ainda nos deparamos com diversas manifestações de discriminação, seja ela qual for. A partir dai surge a necessidade de primeiramente tirar todas as dúvidas em relação a diferença de preconceito e de discriminação. Sabe-se- que preconceito é meramente a ideia, já a discriminação é a ideia colocada em pratica.
Por exemplo: Você não gosta de uma pessoa por determinada característica, até ai é preconceito. Com o tempo você passa a insulta-la, isso é discriminação. O que dará ao educador uma ótima abertura para falar sobre Bullying.
O preconceito e discriminação existem em todas as regiões de nosso Brasil. São inúmeros os preconceitos, coisas mínimas gera esse sentimento.
A sociedade em si, é preconceituosa. A conscientização precisa ser trabalhada dentro de casa primeiramente, e partir para a escola através de trabalhos de conscientização. Cabe ao professor educador trabalhar a diversidade, assegurando que todos os seres humanos são iguais, independente da classe social, cor ou credo. O artigo 5º, 6º e 7º iniciam-se:
Art. 5º. Todos são iguais