Panatanal
O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por savana estépica alagada em sua maior parte com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 m2. O nome complexo vem do fato de a região ter mais de um Pantanal dentro de si. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira. Está localizado no interior da América do Sul, situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos Estados do Brasil, entre os meridianos 550 e 580 de longitude oeste e os paralelos de 160 e 220 de latitude sul, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia, formando nestes países a região do “Chaco Boliviano”, palavra que em linguagem indígena “quechua” significa "terra de caça"(Figura1). Considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. Em território brasileiro, o Pantanal tem uma extensão de cerca de 140 mil km 2, com 600 km no sentido Norte-Sul e em certos lugares 250 km de largura. Figura .1. - Mapa de localização do Pantanal.
O Pantanal Matogrossense é uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do Planeta integrando-o ao acervo dos patrimônios da humanidade, é a maior extensão úmida contínua do planeta. Hidrograficamente, todo o Pantanal faz parte da bacia do rio Paraguai constituindo-se em uma imensa planície de áreas alagáveis.
Quando do período das cheias justifica a lenda sobre sua origem, que seria um imenso mar interior – o mar de Xaraés. O rio Paraguai e seus afluentes percorrem o Pantanal, formando extensas áreas inundadas que servem de abrigo para muitos peixes, como o pintado, o dourado, o pacu, e também para outros animais, como os jacarés, as capivaras e ariranhas, entre outras espécies. Muitos animais ameaçados de extinção em outras partes do Brasil ainda possuem populações vigorosas na região pantaneira, como o