JAGUATIRICA
Sua expectativa de vida gira em torno de vinte anos, é é considerado o terceiro maior felino selvagem das Américas, perdendo apenas para a Onça pintada e o Puma. Sua pelagem consistem em branco, preto e marrom chegando a atingir a tonalidade dourada na cabeça, com pelos curtos, macios e grossos, sendo um dos bichos selvagens com o pelo mais bonito do Brasil. A curiosidade se situa no ponto de que o pelo do macho é mais forte e grosso do que o pelo da fêmea.
Bicho Solitário
Sua estrutura de vida aliada ao seu modo de ser fazem da Jaguatirica um bicho extremamente solitário, ficando bem clara essa afirmação quando falamos das fêmeas, que só aceitam a presença dos machos na época em que estão em fase de acasalamento, fato que só ocorre a cada cinco meses, em média.
O período de cio das fêmeas desta espécie geralmente dura entre sete a dez dias, enquanto a gestação de seus filhotes ocorre entre um período de 70 dias, nascendo um a dois filhotes por gestação, no máximo 3 filhotes que quando nascem não passam das noventa gramas. Já o desmame da ninhada ocorre entre 8 a 10 semanas, onde a mamãe jaguatirica sempre escolhe Ter seus filhotes nos buracos, sempre cuidando sozinha de seus filhotes, protegendo e amamentando ou caçando ao mesmo tempo, pois o macho parte logo após o acasalamento.
Gato do Mato
Hábitos Noturnos
É um animal de hábitos noturnos, o que em nada impede a espécie de praticar a caça no período diurno, é uma espécie tremendamente habilidosa para caçar tanto quando está no solo como também quando está em