Preconceito racial na escola
Um dos conceitos fundamentais da escola é construir uma sociedade justa e solidaria baseada nos princípios de igualdade,conforme está escrito na constituição brasileira.
Sabendo-se que o preconceito é um problema que existe na escola tanto questões ligadas com o corpo, gênero, raça, pessoas com necessidades educacionais especiais. Na possibilidade de organizar um trabalho educativo, nortearemos nosso plano de ação, conduzindo os alunos a busca pela justiça, pela igualdade, da solidariedade e respeito ao bem comum.
E com relação ao corpo docente, vamos buscar forma de enfrentar os problemas através de ações pedagógicos e palestras educativas constantes com profissionais especializados no assunto.
DESENVOLIVIMENTO - JUSTIFICATIVA
A escola é um lugar de muita diversidade, esta variação cultural, social, racial e até mesmo genética é um caldeiro de oportunidades para o surgimentoods conflitos. Ao mesmo tempo em que a escola se insere num contexto histórico de condições propícios para a representão de conflitos, ela é também lugar da produção de uma cultura de paz e reconstrução dos valores humanos, bem como afirma BEHRENS(2006).
A educação tem papel relevante nesse movimento de reconstrução, pois precisa propiciar meios para soterrar o paradigma conservador vigente e com ele o processo de injustiça, a visão individualista e competitiva, a violencia e o desrespeito aos direitos humanos (2006,p.16).
A pluraridade racial é uma característica da sociedade brasileira, o racismo pode ser considerado uma forma de bullying, uma vez que deprecia a pessoa pela sua aparência e principalmente pela sua cor, atribuída pela hierarquização do branco sobre o negro. O racista se manifesta quando o seu apelo pejorativo produz a discriminação ao negro através dês seua traços genéticos.
Há também, uma não aceitação do negro ao seu fenótipo, na tentativa de camuflar a propia aparência, no sentido de seperar ser mais