Preconceito linguistico
SOBRE O LIVRO “PRECONCEITO LINGUÍSTICO / MARCOS BAGNO”.
TÍTULO: O PRECONCEITO NA UTILIZAÇÃO DA LÍNGUA E SUAS RELAÇÕES
SOCIAIS.
NOME: MOISÉS MOREIRA GONÇALVES
INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX
E-MAIL: moises.moreiragoncalves@yahoo.com.br
Marcos Araujo Bagno nasceu em Minas Gerais na cidade de Cataguases, formouse em Letras e como Mestre em Lingüística pela Universidade Federal do Pernambuco, obteve sua pós graduação de Doutorado em Língua Portuguesa e em Filologia pela USP
(Universidade de São Paulo), e exerce a função de professor no Departamento de
Lingüística do Instituto de Letras da Universidade de Brasília. Como tradutor, lingüista e escritor investiga as relações da Língua Portuguesa e a aplicação da mesma nas instituições de ensino no que tange as questões socioculturais através de pesquisas, divulgações cientificas e mais de trinta livros publicados.
Tornou-se militante contra a discriminação social disseminada através dos mitos e preconceitos presentes na aplicação e utilização da língua portuguesa; ao ministrar algumas palestras no ano de 1998 a respeito desse tema escreveu o livro publicado pela
Editora Loyola (Preconceito Lingüístico – O que é, como se faz), obra na qual nos auxilia a separar a língua da gramática normativa.
Através do livro Preconceito Lingüístico - O que é, como se faz, Marcos Bagno apresenta a realidade atual da Língua Portuguesa e como desconstruir os mitos e preconceitos em torno dela.
A organização e apresentação da Obra em sua 16ª edição esta articulada em quatro partes: I - A mitologia do Preconceito Lingüístico.
II - O circulo vicioso do Preconceito Lingüístico.
III- A desconstrução do Preconceito Lingüístico.
IV- O preconceito contra a Lingüística e os lingüistas.
- Além das “Primeiras Palavras” do autor (introdução), uma Carta a revista
Veja e as referencias da obra.
I - A mitologia do Preconceito Lingüístico.
Por uma razão cultural, o