Importancia do aterro sanitário
O aterro sanitário representa uma grande evolução para o local onde estará sendo implantada e uma solução em relação ao depósito que é feito normalmente de maneira incorreta do lixo urbano. O aterro consiste numa forma de disposição controlada de resíduos que quando bem projetado e manejado, apresenta vantagens, como a destinação final sanitária adequada e completa, a proteção ao meio ambiente e principalmente à saúde pública.
Esse sistema é uma solução econômica com baixos investimentos iniciais e de implantação rápida, com ele será possível recuperar terrenos degradados e eliminar problemas sociais e estéticos.
Outro detalhe bastante importante é o aproveitamento que pode ser feito do biogás. O local do aterro é vedado e de acesso restrito com o controle da entrada da quantidade de lixo e o conhecimento do tipo de resíduo depositado que são cobertos diariamente com a realização do controle de pragas. O biogás produzido é valorizado ou queimado de forma controlada. Os lixiviados são recolhidos e tratados de modo que não contaminem as águas superficiais ou os aqüíferos. Além dos benefícios ecológicos um aterro sanitário oferece benefícios sociais uma vez que não comporta presença de catadores e de crianças que atualmente sobrevivem dos lixões.
Como é feito o aterro sanitário
Inicialmente é escolhido um terreno grande e vazio onde o lixo vai sendo acumulado em camadas. Para a escolha do local do aterro é preciso apresentar aos órgãos responsáveis um estudo de impacto ambiental para a obtenção das licenças para instalar e operar o depósito de lixo.
Em seguida ocorre a escavação de um grande buraco que é feito após o solo ter sido perfurado até o lençol freático buscando verificar se não é arenoso demais e calculando o limite da escavação, um detalhe importante é que o fundo não pode ficar a menos de 2 metros do lençol. Após isso os tratores compactam a terra do fundo do buraco. Sobre o solo compactado é colocada uma espécie