Importancia das redes de aterros sanitarios para obtençao de creditos de carbono.
IMPORTANCIA DAS REDES DE ATERROS SANITARIOS PARA OBTENÇAO DE CREDITOS DE CARBONO.
Francisco Humberto de Carvalho Junior(1)
Engenheiro Civil pela UNIFOR – CE (1983), Especialista em Engenharia Urbana pela UNIFOR-CE (1997), Mestre em Saneamento Ambiental pela UFC-CE (2002), Doutorando em Saneamento Ambiental pela UFC, Instrutor da ABES, Ex- Presidente da ABES-CE e atualmente Diretor da Seção – CE, Diretor da ARFOR- Agencia Reguladora de Fortaleza, e Consultor técnico ambiental.lixeirogari@yahoo.com.br.
Anísio Brasileiro
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
Professor do Departamento de Engenharia Civil da UFPE, Doutor pela Universidade Politécnica de Madrid-ES, Coordenador do Grupo de Resíduos Sólidos da UFPE, Consultor de diversos Ministérios e autor de diversos trabalhos técnicos.
RESUMO
A disposição final do lixo é um dos graves problemas ambientais enfrentados pelos grandes centros urbanos, particularmente no Brasil onde o uso de “lixões” ainda é muito comum.
A emissão descontrolada do biogás gerado na decomposição anaeróbia da matéria orgânica vem constituindo como uma das causas para aumentar o aquecimento global, oferecendo ainda riscos de explosão em concentrações entre 5 e 15% no ar. O biogás pode ser também um problema global, pois é formado por cerca de 50% de metano.O uso do biogás nos aterros sanitários e de lixões, pode obter vários benefícios para os municípios brasileiros, estimulando a adoção de práticas de engenharia que maximizam a geração e a coleta do biogás, também reduzindo os riscos de contaminação do meio ambiente.
As redes de aterros sanitários é ao mesmo tempo uma rede técnica e sócio-ambiental. Ela é técnica, pois necessita de um projeto de engenharia sanitária e ambiental, e principalmente de um gerenciamento correto. As normas da ABNT- Associação Brasileira de