Contabilidade: como pode algo tão antigo como o fogo ser útil hoje?
Dalvi Brunoro Junior e Raphael Patrício Gonçalves são estudantes do Curso de Ciências Contábeis, Departamento de Ciências Contábeis da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Emails Dalvi Brunoro e Raphael Patrício: dalvi_brunoro@hotmail.com e phpatricio@hotmail.com.
Resumo
Quão antiga é a contabilidade? Essa pergunta muitos se tem feito no decorrer dos anos. Este artigo, dentre muitas coisas abordadas, mostra desde quando se tem uma menção de contabilidade na humanidade. Neste momento você pode estar imaginando que a contabilidade só foi “inventada” há poucos séculos atrás. Você se surpreenderá ao ler este artigo e observar quão antiga é a contabilidade.
Palavras-chave: Contabilidade. Contabilidade e suas áreas.
Contabilidade: como pode algo tão antigo como o fogo ser útil hoje?
Podemos dizer que a contabilidade é a ciência que conta. A palavra “contar” pode significar várias coisas, mas em especial agora podemos destacar: “mensurar algo em números, contar algo a alguém de confiança e ter alguém como ajuda (poder contar com alguém)”.
Deste modo observamos que a contabilidade é importante. Como ela começou?
A contabilidade é tão antiga como o fogo. Sim, desde eras passadas, nas quais os “homens das cavernas” existiam, podemos ver que a contabilidade estava presente. Desde esse tempo os homens eram obrigados a ter uma contagem de todos os seus bens (manadas, cereais, metais e outros bens) que este possuía ou até mesmo conquistava. Uns 6.000 AEC (Antes da Era Comum) egípcios usavam as paredes para contabilizar a quantidade de cereais que estes colhiam, até mesmo usando este meio para controlar o pagamento de tributos. Cerca de 2.000 AEC, os Sumeriamos – um povo que habitou a região sul da Mesopotâmia, entres os rios Eufrates e Tigre – também usavam a contabilidade para se ter