Precarizacao do ensino superior no brasil
1.1 CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
Quando se fala em educação superior, é necessário fazer um resgate dos acontecimentos históricos, não é uma tarefa simples, para entender esse processo é importante buscar fontes que tem compromisso com a sociedade. De acordo com Chauí nosso sistema educacional foi extremamente desmantelado no período da ditadura militar, é nesse período que surge às intuições privadas com um grande incentivo governamental. A ideia era oferecer uma alternativa em relação as universidade publicas, pois essa era destinada a filhos da classe dominante, as universidade privadas surge com a necessidade de aprimorar o conhecimento da classe trabalhadora, essa alternativa não só garantiu que o governo fizesse a sua parte, como também o ajudou a controlar a classe trabalhadora, pois eram cursos que ensinavam a reproduzir não a pensar.
(...) a classe dominante aguardou o resultado esperado: os alunos de primeiro e segundo graus das escolas públicas, quando conseguem ir até o final desse ciclo, por suposto estariam "naturalmente" destinados à entrada imediata no mercado de trabalho, não devem dispor de condições para enfrentar os vestibulares das universidade públicas, pois não estão destinados a elas. A maioria deles é forçada ou a desistir da formação universitária ou fazê-la em universidades particulares que, para lucrar com a sua vinda, oferecem um ensino de baixíssima qualidade (Chauí, 2001, p. 36-37)
As universidades privadas oferecem um ensino de qualidade questionável, que acaba contribuindo para a ignorância e ao esquecimento da historia do pais, a consequência dessa grande negligencia é formação irregular dos alunos. Conforme o crescimento das universidades privada o conhecimento vem se perdendo. Hoje as universidade brasileiras vem sofrendo com uma grande crise, pois não estão preocupadas em formar elites dirigente e sim para adestrar a mão de obra, mesmo assim essas universidade não estão aptas a formar essas mãos de