varios
No dia 25 de abril de 2007, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) juntamente com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO) apresentaram ao Ministério da Educação o cenário preocupante da precarização do ensino superior, sobretudo com a expansão acelerada de cursos de graduação à distância em Serviço Social no Brasil. A reunião teve ainda o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, representado por sua secretária executiva, a assistente social, Márcia Lopes.
Durante a reunião foi entregue ao Ministério um documento com Posicionamento das Entidades Nacionais de Serviço Social (CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO) sobre a criação e proliferação de cursos de graduação à distância. Foi entregue ainda um mapeamento desses cursos na área de Serviço Social construído a partir de informações dos CRESS. Além desses dois subsídios, o Ministério recebeu a manifestação do Conselho Regional de Serviço Social da 11ª Região (Paraná) sobre esses cursos e a Nota de Repúdio aos Cursos de Serviço Social à Distância do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/Paraná).
O Ministério acredita que a portaria n° 2 de 11 de janeiro de 2007 ajudará a reduzir o número de cursos sem condições de funcionamento. As Entidades Nacionais de Serviço Social manifestaram a preocupação com a real possibilidade de os cursos de graduação à distância não assegurarem as condições necessárias à formação qualificada. Informações sobre cursos autorizados, seus projetos acadêmicos e currículos dos/as profissionais que ministrarão as aulas e coordenarão o processo.
Foi mencionada pelos/as presentes a existência de alguns casos de cópias