Atividades
1) A vida da família real para o Brasil provocou algumas mudanças do ponto de vista da cultura. Identifique algumas delas, discutindo sobre sua importância.
2)No período joanino foram criadas algumas escolas superiores. Explique qual foi o critério de privilegiar essa escolha.
3)No Império, desde cedo houve a intenção de criar um "sistema nacional de educação". Explique por que não foi implantado.
4)Apesar da intenção inicial de valorizar o ensino elementar, esse projeto não se realizou. Analise as dificuldades alegadas e discuta quais foram as causas econômicas e sociais que prevaleceram para o abandono daquele projeto e a priorização das faculdades jurídicas.
5)Releia, na primeira parte do capítulo, quais eram as características dos ensino mútuo (ou monitorial) e explique como foi implantado no Brasil, qual era a intenção inicial e por que não se concretizou de fato.
6)Considerando que no Império foi distribuída por lei a responsabilidade dos três segmentos da educação, responda:
a)O que ficou a cargo da Coroa e o que era incumbência das províncias?
b)Como essa divisão prejudicou o ensino elementar?
c)Por que no ensino secundário houve, na verdade, uma pseudodescentralização e quais os prejuízos para esse setor ?
7)Podemos dizer que até hoje prevalece a ideia do ensino secundário propedêutico ? Justifique sob que aspectos essa afirmação ainda é verdadeira e quais os prejuízos para a educação integral do aluno. Discuta se, ao contrário, já sentimos avanços nesse setor.
8)Discuta sobre os prejuízos para a educação decorrentes das precárias condições das escolas normais, de acordo com o que foi visto no capítulo e nos dropes 1 e 2. E hoje em dia, as mudanças são substanciais ?
9)No século XIX, ampliou-se a atendimento escolar para a educação de ofícios. Explique por que e identifique como podemos reconhecer nessas iniciativas um cunho assistencialista e disciplinador.
10)A educação da mulher sempre foi preterida, devido à concepção que as