pre modernismo
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA
JULIANA FONSECA PIRES
CONTEXTO HISTÓRICO, POLÍTICO, SOCIAL,ECONÔMICO E CARACTERÍSTICAS DO PRÉ-MODERNISMO
Manaus-Am
Outubro 2014
JULIANA FONSECA PIRES
CONTEXTO HISTÓRICO, POLÍTICO, SOCIAL,ECONÔMICO E CARACTERÍSTICAS DO PRÉ-MODERNISMO
Trabalho de pesquisa apresentado ao curso de licenciatura em língua Portuguêsa-letras do Centro Universitário do Norte-Uninorte, como requisito avaliativa da disciplina Literatura Brasileira: do realismo ao pré-modernismo sob a orientação do Prof.Me. Adelson Florêncio de Barros.
Manaus- Am
Outubro 2014
Introdução
Pré-modernismo, fase que antecede o Modernismo, não pode ser considerado um movimento, mas sim uma ponte que liga o Romantismo ao Modernismo. Durante os primeiros anos do século XX, até a semana de arte moderna em 1922 foi o tempo que levou para enfim atingirmos uma nova tendência nas Artes, não só na literatura, mas essa nova visão, essa renovação,deu-se em vários campos da arte. Essa foi uma fase de uma grande transição que nos deixou grandes jóias como Canaã de Graça Aranha; Os Sertões de Euclides da Cunha; e Urupês de Monteiro Lobato. É fato que durante o Pré-Modernismo coexistiram tendências conservadoras e renovadoras, por isso o período envolve grande diversidade de autores e gêneros, na prosa e na poesia.
Contexto histórico-político-social e econômico do Pré-Modernismo
O fim do século XIX e as duas primeiras décadas do século seguinte foram marcados por mudanças no quadro político, econômico e social do Brasil. Em 1894, tomou posse o primeiro presidente civil Prudente de Morais, que deu início à então chamada República do café-com-leite. Além disso, outros fatores concorreram para essas alterações: o auge da produção agro-pecuária na região Sudeste; o processo crescente de urbanização de São