Prazo de Validade de Medicamentos
Comprimido Tamponado:
Comprimido revestido por uma película protetora de hidróxido de alumínio ou hidróxido de magnésio, permitindo a utilização deste medicamento por pessoas que sofram de gastrite ou úlcera.
Comprimidos Efervescentes:
Comprimido não revestido em cuja composição existe geralmente um ácido e um carbonato ou bicarbonato capaz de reagir rapidamente em presença de água libertando gás carbônico. Destina-se a ser dissolvido ou disperso em água antes da administração
Comprimidos Mastigável e Sublingual:
Na maioria das vezes não são revestidos.
A sua forma é estabelecida de tal modo que vai permitir a liberação lenta e uma ação local ou libertação e absorção por via sublingual ou pelas paredes da cavidade bucal.
Desintegram suavemente na boca com ou sem mastigação, sendo preparados por granulação úmida e compressão, utilizando-se graus mínimos de dureza
Comprimido Vaginal:
Forma farmacêutica destinada à aplicação no canal vaginal.
A libertação do princípio ativo é feita por desagregação do veículo que é constituído por um pó higroscópico.
Prazo de Validade de Medicamentos (comprimido)
Segundo as normas da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) define prazo de validades como a data limite para a utilização de um produto farmacêutico definido pelo fabricante com base nos seus respectivos testes de estabilidades, mantidos as condições de armazenamento e transporte estabelecidas pelo mesmo.
No caso de não rompimento da embalagem primária o prazo de validade será o determinado pelo fabricante. Após o rompimento da embalagem primaria, o prazo de validade será , quando não haver recomendação especifica do fabricante , na embalagem original, desde que preservadas a seguranças, qualidades e eficácia do medicamento.
Quais são os danos causados pela ingestão de medicamentos vencidos?
Varia muito de organismo para organismo, muitas pessoas podem ter algum agravante como gastrintestinal.
O pior é a