Pop medicamentos vencidos
Padronizar os procedimentos para identificação, separação e manuseio dos medicamentos e outros produtos com prazo de validade expirado, de forma que sejam devidamente retirados da área de comercialização e com destino final adequado, sem riscos à população.
2. RESPONSABILIDADES Farmacêutico: observar a validade dos medicamentos e produtos da drogaria.
3. DEPARTAMENTO ENVOLVIDO
Técnico
4. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
Resolução ANVISA/ RDC 44/2009
5. PROCEDIMENTO
Cuidados em relação aos Prazos de Validade de medicamentos (e demais produtos):
O armazenamento dos medicamentos e demais produtos da farmácia é feito de forma que os de menor validade fiquem na frente.
A validade dos produtos é verificada quando da limpeza das prateleiras e balcões, esta é feita semanalmente, ou sempre que necessário.
Produtos com o prazo de validade próximo ao vencimento são separados em uma parte reservada na prateleira, para medicamentos próximos 3 meses do seu vencimento.
Somente serão dispensados medicamentos cuja posologia para o tratamento, possa ser concluída no prazo de validade, com a condição de que o usuário será alertado quanto ao prazo próximo ao seu vencimento.
Conferir mês a mês o prazo de validade dos medicamentos remanejados e descartar os vencidos no mês.
Procedimentos para descarte de vencidos:
a. Fazer uma relação em 2 vias dos medicamentos vencidos anotando nome do medicamento, lote, data de fabricação e data de validade. Para os medicamentos controlados fazer também um comunicado para a vigilância sanitária municipal e dar baixa no Sistema de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).
b. Os medicamentos, tanto sólidos como líquidos, deverão ser descartados com sua embalagem primária em saco branco leitoso e entregues a vigilância sanitária municipal.
c. O funcionário da vigilância sanitária municipal deverá carimbar e assinar uma via da relação de medicamentos vencidos e devolver para arquivo da drogaria.