Praticas Produtivas
a) Contextualização do Distrito de Vilankulo
O distrito de Vilankulo está localizado na Província de Inhambane, ocupa uma área de 4700 km², com uma densidade populacional de aproximadamente 27 habitantes por km2. A população total é de 125004 habitantes. O distrito está dividido em dois postos administrativo, Vilankulo sede e Mapinhane e cinco localidades.
Este distrito é moderamente vasto, a área total cultivada pelo sector familiar é de 31905 hectares que corresponde a cerca de 5% da superfície total do distrito. O acesso à terra é determinada pelas autoridades locais e líderes comunitários supervisionam a ocupação da terra na área.
A agricultura é a actividade dominante e envolve quase 90% das famílias locais, as principais culturas do sector familiar são: milho, amendoim, feijão nhemba, mapira, mandioca e hortícolas. Não há muito investimento externo na agricultura e, as famílias usam métodos naturais e orgânicos para aumentar a fertilidade dos solos.
Quanto a actividade pecuária, os animais domésticos mais importantes no distrito para o consumo dos agregados são porcos, galinhas, cabritos e bois. Com excepção do boi, estes animais são também utilizados para a comercialização, boi e burro são utilizados para tracção.
A fauna bravia, a pesca e a caça constituem uma importante fonte suplementar de alimento para as famílias do distrito.
Existe uma variedade de árvores de fruta como coqueiros, cajueiros, bananeiras, citrinos, papaieiras, mangueiras e mafureiras, são importantes, tal como varias espécies nativas de madeira de valor comercial. Os frutos são um importante factor complementar da dieta das famílias e, são consumidos frescos, utilizados na culinária, para o fabrico de bebidas artesanais e extracção do óleo (mafura). Além da fonte de material de construção local, as árvores fornecem lenha e matéria-prima para fazer carvão. Há problemas de deflorestamento e erosão. Quase todas localidades têm fontes