Fisica Experimental
A publicação de um Relatório de Gestão e Prestação de Contas coloca à disposição das partes interessadas toda a informação que permite a correta avaliação do desempenho da cooperativa.
A gestão e a prestação de contas anuais, estruturadas em relatório, constitui uma oportunidade da cooperativa demonstrar, a seus cooperados, as ações, evoluções, estatísticas, índices, mercado, planejamento, dentre outros elementos desenvolvidos no exercício anterior. O Relatório da cooperativa irá complementar a divulgação anual das contas, em assembléia, de forma mais abrangente, reafirmando o compromisso e relevância que, cada vez mais, se atribuirá ao equilíbrio entre as vertentes econômica, financeira, social e ambiental. A publicação do Relatório é anual e serão demonstradas as ações e informações sempre, do último exercício fiscal.
O Relatório é constituído, essencialmente, por duas partes:
• Apresentação da atividade, objeto da cooperativa, o desempenho de indicadores da cooperativa e o contexto em que a mesma se encontra no mercado atual;
• As contas da empresa, desenvolvida(s) pelo(s) responsável(is) contábil(eis) e apresentadas em mapas contábeis específicos, nomeadamente o Balanço, a Demonstração de Resultados e demais fluxos.
O principal objetivo do Relatório é o de colocar à disposição dos cooperados toda a informação que permite a correta avaliação do desempenho da cooperativa, uma vez que sua gestão é definida como democrática e transparente, obtendo uma oportunidade para demonstrar, ao seu quadro social e demais órgãos, as prioridades de investimento e atuação do exercício seguinte.
O modelo que segue é apenas uma orientação mínima em dados e informações para que a cooperativa possa confeccionar seu próprio relatório. Portanto, a cooperativa poderá elencar um maior número de dados e informações de acordo com a atividade, necessidade e especificidade da cooperativa.