Fornecedores na cadeia de suprimentos
DISCIPLINA: LOGÍSTICA: FUNDAMENTOS E PROCESSOS
TEMA: Supply Chain Management
TÍTULO: O papel dos fornecedores na cadeia Suprimentos
OBJETIVO:
O tema de pesquisa visa o entendimento de uma maneira sucinta sobre o Supply Chain Management (SCM) e o papel dos fornecedores na cadeia de suprimentos.
JUSTIFICATIVA:
Atualmente, com a crescente pressão do mercado global altamente competitivo, é de vital importância a busca permanente de fontes de competitividade que impactam positivamente na participação de mercado, nas margens e no valor econômico das empresas.
Neste contexto, a gestão integrada da cadeia de abastecimento - Supply Chain Management - é reconhecida como uma resposta adequada, juntamente com o apoio do comércio eletrônico em ampla ascensão atualmente.
As ferramentas de Supply Chain Management permitem que a empresa possa proporcionar a seus clientes produtos e serviços de uma forma mais rápida e com maior qualidade e competência, gerando maiores lucros.
INTRODUÇÃO:
Supply Chain Management (SCM - Gestão da Cadeia de Suprimentos) tem representado uma nova e promissora fronteira para empresas interessadas na obtenção de vantagens competitivas de forma efetiva e pode ser considerada uma visão expandida, atualizada e, sobretudo, holística da administração de materiais tradicional, abrangendo a gestão de toda a cadeia produtiva de uma forma estratégica e integrada. SCM pressupõe, fundamentalmente, que as empresas devem definir suas estratégias competitivas e funcionais através de seus posicionamentos (tanto como fornecedores, quanto como clientes) dentro das cadeias produtivas nas quais se inserem. Assim, é importante ressaltar que o escopo da SCM abrange toda a cadeia produtiva, incluindo a relação da empresa com seus fornecedores e clientes, e não apenas a relação com os seus fornecedores.
SCM também introduz uma importante mudança no paradigma competitivo, na medida em que