Estudo para prova Filosofia
O homem ao longo da sua história quer entender o mundo que o cerca e também entende a si, assim como o pensamento que move está inato ao ser humano (pensar e agir), como também a necessidade de se manter vivo (sobreviver). Pode se dizer que consciência humana emergirá e se desenvolverá como estratégia da vida em favor de uma ação primaria para essa sobrevivência.
Essa capacidade do ser humano ter consciência e se diferenciar das outras espécies. A consciência é um instinto, porém esse instinto difere dos outros seres porque o ser humano tem a questão do aprendizado ao longo do tempo, um DENSENVOLVIMENTO DO PENSAR. O ser humano não nasce pensando, tem a POTÊNCIA DE PENSAR. E com um processo de humanização, vai desenvolvendo essa capacidade de pensar.
“Portanto, neste processo de feitura da consciência e do dar-se conta de si mesmo, uma subjetividade relacionada com o mundo a sua volta, o homem desencadeará formas diversas de agir para sobreviver em seu contexto sócio-histórico cultural, reorganizando ou modificando os recursos naturais disponíveis em sua realidade. Ou seja, “essa capacidade é um dado novo, essa disponibilidade de um equipamento que lhes permite modificar, de acordo com uma intenção subjetivada, a ordem instrumental mecânica do mundo natural” (SEVERINO, 1992, p. 20)”.
Nesse processo o ser humano irá promover TRÊS ESFERAS DA EXISTÊNCIA HUMANA:
1) Prática Produtiva
Graças a consciência, o ser humano se desprende da natureza, diferente dos animais, o homem transforma a natureza de acordo com seus interesses.
O ser humano constrói um segundo mundo dentro natureza, que é a cultura (RELAÇÃO NATUREZA-CULTURA) e faz a prática produtiva (TRABALHO). Por exemplo:
Na natureza não existe uma faca/lança que ele possa cortar o alimento, então pelo trabalho (prática produtiva) ele cria esse objeto e começa a nomear esses objetos (ATRIBUI SENTIDO E SIGNIFICADO A NOMEAÇÃO, ALGO MAIS TANGÍVEL) PORTANTO