praticas milenares
Chi Kung
Chi Kung é uma arte milenar que se encontra relacionada com a Medicina Tradicional Chinesa.
Qi Gong (Chi Kung) significa “Cultivar a Energia”, e refere-se a exercícios que melhoram a saúde e a longevidade, ao mesmo tempo que aumentam o sentimento de harmonia do indivíduo com ele próprio e com o meio que o rodeia.
O Chi Kung é constituído por exercícios fáceis, suaves e eficazes que, quer sejam estáticos ou dinâmicos, trabalham e desenvolvem a Energia Vital e a capacidade curativa do organismo. Estes previnem a doença, aumentam a flexibilidade articular, regularizam o sistema nervoso central e o funcionamento dos órgãos internos, tonificando, assim, o corpo e harmonizando a mente e trabalha com a respiração e concentração.
As suas propriedades preventivas, terapêuticas e relaxantes, tornam-no aconselhável a pessoas de qualquer idade e especialmente indicado às que se preocupam com a sua saúde e bem-estar.
Meditação
A Meditação é eficaz quando se estabelece inabalável concentração mental. Sem concentração não haverá Meditação, pois a mente é de natureza instável diante de ilimitados impulsos sensitivos que são trazidos até ela através dos sentidos. Porém, a faculdade mais importante da mente é a concentração sobre sua natureza interior, que somente você pode ter contato - e este contato é que constitui a meditação.
Concentrar-se no contato com suas funções internas (sentimentos, sensações, emoções) é algo natural para a mente, quando ela está controlada. Como não há Meditação sem concentração, é necessário que a mente seja controlada ou direcionada, voluntariamente, ao objeto que servirá de concentração meditativa. Este objeto poderá ser um mantra ou até mesmo a respiração. O uso consciente deste processo é chamado de concentração e ele conduzirá a mente ao estado de Meditação. Concentração significa colocar no centro, recolher ou centralizar um objeto. A mente deve ter um