praticas de leitura
DISCUTINDO SOBRE LEITURA
José Aroldo da Silva
1
RESUMO: A leitura deve ser vista como um conjunto de comportamentos que se regem por processos cognitivos armazenados na memória do indivíduo, os quais afloram durante o contexto da atividade leitura. Sendo assim, o sentido maior da leitura é garantir a escrita como um bem cultural no processo de ampliação e compreensão do mundo e, essa tarefa, não é completada apenas nas séries iniciais, uma vez que se constitui em um processo longo, que deverá ser iniciado, provocado, sustentado e desenvolvido durante as experiências escolares, afirmando que se formam leitores na relação dialógica entre aquele que ensina e aquele que aprende. PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Leitor qualificado. Séries iniciais
ABSTRACT: The reading should be seen as a set of behaviors that is governed by cognitive processes stored in the memory of the individual, which resurface during the context of activity reading. Thus, the greater sense of reading and to ensure that the writing as a cultural asset in the process of expansion and understanding of the world, and this task is not completed only in the early grades, since it is a long process, which should be initiated as a result, sustained and developed during the school experiences, stating that if they form readers in dialogic relationship between one who teaches is one who learns.
KEY WORDS: Reading · Reader qualified · Initial series
Conceito de Leitura
O tema leitura tem sido amplamente discutido nos meios acadêmicos, uma vez que no processo de alfabetização precede a aprendizagem da escrita. Para situarmos o estudo a ser desenvolvido sobre leitura se faz necessário que se busque a definição deste termo, a luz do que já foi estudado sobre a temática aqui abordada.
Segundo Tersariol (s/d, p. 266), “leitura é o ato ou efeito de ler, arte, hábito de ler; aquilo que se ler”. O ato de ler, para Brandão e Micheletti (2002, p. 9):
1