Práticas de Leitura
Silviane Dantas Soares
RA 1100573
Campina Verde-Mg
2013
Justificativa
Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares é através da leitura que o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
O conto de fadas é um gênero que colabora para o desenvolvimento da oralidade e do imaginário da criança, além disso, oferece novas ferramentas da escrita. Dessa forma, esse trabalho em sequencia didática a partir do conto narrativo, em especial o conto de fadas, tem como objetivo o desenvolvimento do imaginário infantil, a oralidade e a escrita para que o aluno desenvolva suas habilidades cognitivas e lúdicas.
Objetivos
Desenvolver as habilidades de leitura, interpretação e práticas de escrita de textos, através das fábulas;
Identificar informações explícitas e implícitas para a compreensão do texto;
Identificar as características e a finalidade do gênero fábula;
Identificar a presença de animais, pessoas como personagens, a moral da história, tempo, espaço, etc.
Ler em voz alta com fluência.