PRATICA2
MOLARES DA MISTURA
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .................................................................................................
4
2 MATERIAL E MÉTODOS ..............................................................................
5
2.1 Material ...........................................................................................................
5
2.2 Procedimento ..................................................................................................
5
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO.....................................................................................
6
4 CONCLUSÃO ..................................................................................................
8
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............................................................
8
1. INTRODUÇÃO
As propriedades volumétricas de misturas binárias são propriedades complexas, pois elas dependem não somente de interações soluto-soluto, solvente-solvente e soluto-solvente, mas também de efeitos estruturais resultantes das acomodações intersticiais, devido a diferenças no volume molar e no volume livre entre os componentes presentes na solução. O conhecimento de várias propriedades, incluindo densidades a diferentes temperaturas, é necessário no projeto de engenharia, e para operações subsequentes. Além do mais há interesse em usar dados volumétricos para testar teorias moleculares de solução, ou modelos de solução para ampliar o entendimento sobre interações entre componentes.
Muitas aplicações da termodinâmica tratam de processos que envolvem misturas de vários componentes, sejam gasosos ou líquidos. Em virtude da composição destes sistemas se modificarem em decorrência da transferência de massa, ou da reação química, a descrição termodinâmica do sistema deve levar em conta a influência da composição nas suas propriedades assim como a temperatura e a pressão (SMITH & VAN NESS, 2000).
Há uma classe de