pratica
1.0
1.0 INTRODUÇÃO
Nesse experimento serão abordados métodos simples para separação de misturas, onde pretendemos explicar como são separados os componentes de uma mistura de substâncias, através de uma filtração simples e a vácua, de uma decantação, cujo objetivo é a separação entre a fase sólida e a fase líquida e uma centrifugação. Da mesma forma, conhecer os equipamentos básicos utilizados nestas técnicas.
2.0 OBJETIVOS
2.2 OBJETIVO GERAL
Diferenciar e separar substâncias.
2.3 OBJETIVO ESPECÍFICO
Realizar a filtração simples e a vácuo;
Efetuar a separação por meio da decantação;
Por em prática o processo de centrifugação.
3.0 DESENVOLVIMENTO
2.1 FILTRAÇÃO
Um filtro é um instrumento destinado à filtração, ou seja, retenção de partículas maiores em uma superfície porosa por ação de obstrução, na qual o corpo sólido é retido e a fase líquida flui através do filtro. Os filtros podem ser domésticos, os quais se tratam de uma vela de porcelana porosa, ou outro formato de estrutura de mesmo material, o qual se destina à retenção de partículas sedimentares da água para o consumo humano. Assim, as partículas poluentes, de maior diâmetro, são retidas nos poros, separando-se da água líquida.
Laboratorialmente, os filtros baseiam-se em papel de filtro ou papel sem goma. São utilizados no fracionamento de misturas heterogêneas constituídas de um sólido e um líquido. O processo pode ser realizado sob pressão ambiente, chamada de filtração gravitacional ou filtração comum, ou sob a utilização de vácuo no recipiente que se pretende recolher o filtrado, a filtração a vácuo, desta forma acelerando o processo. Para isso, conecta-se uma bomba de vácuo ou uma trompa d’água ao sistema. Existem também alguns filtros de sílica porosa, de uso frequente no laboratório de química.
Filtração simples
Processo que se destina à separação dos componentes de misturas heterogêneas sólido-líquidas. São utilizados funil,