Sistemas definição. Para teoria organizacionais
Ref. bibliográfia
SISTEMA:
Segundo Maximiano (2004) sistema é todo complexo ou organizado; é um conjunto de partes ou elementos que formam um todo unitário ou complexo. Um conjunto de partes que interagem e funcionam como um todo é um sistema.
MAXIMIANO,
Antonio
Cesar Amaru . Teoria
Geral da Administração
4 ed. São Paulo : Atlas,
2004 p. 356
SISTEMA ABERTO
Silva (2005) afirma que um organismo é um sistema aberto que mantém um estado constante enquanto matéria e energia que atuam para mantêlo em alteração ( o chamado equilíbrio dinâmico).
O organismo é influenciado por seu ambiente e o influencia , alcançando, com ele, um estado de equilíbrio dinâmico ( estado de troca de elementos).
SILVA, Reinaldo O. da.
Teorias
da
Administração. 1 ed. São
Paulo:Pioneira Thomson
Learning, 2005 p.357
CHIAVENATO , Idalberto.
Iniciação
à administração geral.
3ed, Barueri, SP: Manole,
2009 p 122
Para Chiavenato (2009), a empresa é um sistema aberto, em constante intercâmbio com o meio externo que a envolve e do qual faz parte.
AMBIENTE EXTERNO
Para Silva (2005) o ambiente constitui tudo o que está do
“lado de fora” do sistema.
Dois elementos caracterizam o ambiente : o controle dos fatores externos do sistema e a determinação de como o sistema deve funcionar.
Ambos os elementos devem atuar simultaneamente.
SILVA, Reinaldo O. da.
Teorias
da
Administração. 1 ed, São
Paulo: Pioneira Thomson
Learning, 2005 p.353
MICROAMBIENTE
Segundo
Silva
(2013) microambiente citado como ambiente de tarefas ou ambiente específico é constituído pelos seguintes elementos: clientes, competidores, fornecedores, reguladores e parceiros estratégicos que envolvem diretamente cada organização SILVA, Reinaldo Oliveira.
Teorias
da