Pratica Resistividade
Núcleo de Física – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Av. Brasil, 4232, Independência, Medineira, Paraná e-mail: @utfpr.edu.br
Resumo
Esta atividade prática teve o intuito de determinar a relação entre a resistência elétrica com o comprimento e área de uma seção reta de um fio condutor. Os procedimentos demonstraram uma proporção direta entre resistência e comprimento. Enquanto que a área do objeto de estudo, apresentou uma proporção inversa à resistência. Observou-se também a resistividade de materiais condutores; valor este que indica características de condução elétrica do material utilizado. A resistividade é inversamente proporcional à corrente que atravessa o material. Os valores de resistividade iguais apresentam mesmo material utilizado nos objetos de estudo, neste caso, resistores.
Introdução
A resistividade elétrica é uma importante característica intrínseca dos materiais, que traduz a facilidade ou dificuldade com que se gera uma corrente elétrica, uma vez que diferentes materiais também apresentam diferentes valores de resistividade.
Esses valores podem indicar se o material é condutor, semicondutor ou isolante elétrico. A resistência elétrica de um fio condutor depende diretamente da resistividade do material que o constitui. É definida como sendo a razão entre o módulo do campo elétrico E e o módulo da densidade da corrente J: p=E/J Um condutor perfeito seria aquele com resistência igual a zero e um isolante perfeito deveria ter resistência infinita.
Em um circuito quanto maior a resistividade elétrica, menor é a corrente que atravessa o fio.
A resistência elétrica pode ser aplicada em lâmpadas incandescentes, fusíveis, ferro de passar, entre outros.
Procedimento experimental
Materiais: Um painel com bornes interpassados entre 0 a 1,00 m, contendo os seguintes resistores metálicos: resistor 1 com diâmetro de 0,32 mm, resistor 2 com diâmetro de 0,51 mm, resistor
3