etica, politica e sociedade
LAIANA MARGALHO PINHEIRO
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Governador Valadares
2014
laiana margalho pinheiro
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso superior de tecnologia de gestão de recursos humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Educação a distância,
Prof:Antonio Jorge.
Tutora eletrônica: Gisele Vidotti
Governador Valadares
2014
1. INTRODUÇÃO
O setor de gestão de pessoas tem como objetivo desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional.
Contudo de que artifícios e meios as empresas e os setores de gestão podem intervir e “invadir” a vida pessoal de um funcionário para obter respostas as suas duvidas?
Recentemente o Banco HSBC, com sede em Curitiba, de modo ilícito, contratou um serviço de investigação privado, 152 funcionários licenciados entre 1999 e 2003 estariam na avaliação da empresa. A suspeita deve a quantidade excessiva de licenças medicas na época. Que na política tenta convencer para a tonalidade profissional renumerada.
2. DESENVOLVIMENTO
A gestão de pessoas tem como objetivo administrar os comportamentos internos dos funcionários, fato de total relevância, visto dossiê de uma empresa de investigação contratada pelo banco aponta: uso de espionagem, como por exemplo abordagem de funcionários na rua, revistar seus lixos domésticos, fotografando ou filmando em suas casas ou na rua. Além de informações de cunho pessoal, como habito de consumo, conjugue e filhos, antecedentes criminais etc.
A possibilidade de acesso a informação pode acentuar as desigualdades e aprofundar o destrata mento entre indivíduos a inspiração de gestão de pessoas que visa potencializar o capital humano nas organizações.
O Banco HSBC, contudo