Recursos Humanos
Este trabalho parte do princípio de que o ato de negociar é algo que faz parte do cotidiano dos seres humanos, desde os primórdios da humanidade. Por isso é importante que se conheça os diversos estilos pessoais envolvidos em uma negociação. Identificar os estilos pessoais se faz necessário para aqueles que desejam desenvolver habilidades em negociação, com o objetivo de adquirir condições para lidar com as mais diferentes situações, tanto na vida profissional, como na vida pessoal.
O objetivo é analisar e entender o processo decisório em organizações. Procurou-se estudar e explicar o processo de negociação levando em consideração o comportamento organizacional e modelo de estudo de Jung para os negociadores.
Sendo assim, que prevaleça uma negociação onde todas as partes envolvidas possam ser beneficiadas com as mudanças e melhorias.
A literatura contempla vários autores que desenvolveram modelos de “estilos de negociação”, os quais diferem pouco entre si. Dentre os modelos estão os propostos pelos autores: Carl Jung, Bergamini, Marcondes, Gottschalk, Matos, Márcio Miranda e Junqueira. Será usado nesse contexto o modelo Jung onde o mapeamento de processos visa melhorar a eficiência e eficácia da organização, com a finalidade de aumentar os lucros, reduzir custos e melhorar a qualidade de vida do profissional e demais envolvidos: funcionários, clientes etc.. Consiste em entender os conceitos, mapear perfis e funções, analisar, melhorar e modelar os processos. Esse mapeamento será feito para resolver a questão entre uma gravadora que deseja expandir seu negocio e