economia politica
Informações sobre a profissão
INTRODUÇÃO
Maria Carmelita Yazbek
O objetivo deste texto é apresentar algumas reflexões sobre o Serviço Social enquanto profissão, a partir da compreensão de que o fundamento das profissões é a realidade social. Nesse sentido, o pressuposto inicial desta análise é que a profissão só pode ser entendida no movimento histórico da sociedade. Sociedade que é produto de relações sociais, de ações recíprocas dos homens entre si, no complexo processo de reprodução social da vida. São múltiplas as mediações que constituem o tecido de relações sociais que Desta forma, entendemos que o surgimento do Serviço Social como profissão na sociedade brasileira, seu assalariamento e ocupação de um espaço na divisão social e técnica do trabalho, bem como a estruturação de seu mercado de trabalho particular é resultante de relações históricas, sociais, políticas e econômicas que moldam sua necessidade social e definem os seus usuários.
Portanto, buscamos ultrapassar a análise do Serviço Social em si mesmo para situá-lo no contexto de relações sociais mais amplas que o condicionam e lhe atribuem características particulares. Seu significado social, suas demandas, tarefas e atribuições devem ser identificados dentro da trama de relações que constituem a vida social e particularmente nas respostas que a sociedade e o Estado constroem frente às necessidades sociais dos homens em suas múltiplas dimensões (materiais, espirituais, culturais, subjetivas etc).
Estas dimensões constituem a sociabilidade humana e estão presentes no cotidiano da prática do assistente social que desenvolve sua ação profissional em situações sociais que afetam as condições de vida da população e sobretudo dos setores mais empobrecidos da sociedade, objetivando melhorar essas condições e assegurar seus direitos sob múltiplos aspectos. As políticas sociais são a mediação fundamental para este exercício.
A
intervenção profissional leva em