Relatório de pratica
RESISTÊNCIA E RESISTIVIDADE ELÉTRICA
Sumário
1. Resumo
Para realizar a medição de resistência elétrica, foi utilizada uma placa com fios condutores de diferentes diametros e materiais. Quando em um condutor existe uma diferença de potencial aplicada à resistência elétrica tem a funçao de dificultar à passagem de corrente elétrica pelo mesmo. Há, no entanto outra grandeza de resistência, que não depende da diferença de potencial: a resistividade elétrica. Esta resistividade é diretamente proporcional ao comprimento e inversamente proporcional a área. Utilizando o multímetro digital na escala ohmimetro realizando a leitura, conclui-se que fios de diferentes dimensões, de um mesmo material, apresentarão resistências elétricas distintas.
2. Introdução
Esta prática teve como finalidade verificar a resistência elétrica de fios condutores de acordo com comprimento e resistividade aplicando a segunda lei de Newton que é dada pela formula: R L/A, onde R (Resistencia), L (comprimento), A (área) e (resistividade).
Foi possível realizar a medição utilizando o multímetro na escala de 200Ω, em uma placa que contem três fios de uma liga de níquel e cromo denominada Ni-Cr, com diferentes diâmetros e um fio de aço, possuindo comprimento total de 1m, mas divido em cinco pedaços de vinte centímetros.
3. Objetivo
Esta prática tem como objetivo demostrar à dependência da resistência com o comprimento e a área de diferentes fios condutores e demonstrar também como se determina a resistividade desses condutores.
Como o cálculo da resistência elétrica é proveniente do quociente entre a diferença de potencial aplicada e a corrente que o percorre, podemos também associar a Resistência com a resistividade p (propriedades específicas dos materiais) por meio da relação de comprimento e área.
4. Metodologia
Com o intuito de se determinar a relação resistência e resistividade com o comprimento e a área utilizou-se