Relatório de resistividade elétrica
Resistividade
2010 1 Introdução
O presente relatório visa descrever e apresentar os resultados obtidos durante a aula prática.
Tal prática refere-se à medida de resistividade de um testemunho de arenito berea, a fim de explicitar a importância deste parâmetro na indústria de E&P de Petróleo, haja vista as aplicações que serão discutidas neste trabalho.
O conhecimento da resistividade e da sua variação durante um determinado processo é de essencial significância para vários campos da ciência e da engenharia.
Um dos problemas mais críticos na indústria do petróleo é a estimativa de propriedades petrofísicas devido ao caráter heterogêneo dos reservatórios. Este problema fica mais acentuado quando se trata da resistividade, que é um dos parâmetros petrofísicos mais importantes e sensíveis à morfologia de poros da rocha.
2.1 Objetivos
* O experimento visa determinar a resistividade de uma amostra de arenito saturada com um fluido salino, a resistividade do fluido saturante e através da lei archie calcular o coeficiente de cimentação; * Verificar a variação da resistividade com a frequência (resistividade complexa); * Ambientar-se da importância e aplicação dos conceitos e técnicas expostas durante a prática na indústria petrolífera. * Verificar a importância da medida de resistividade para a caracterização de reservatórios.
2.2 Desenvolvimento Teórico
2.3.1 Condutividade elétrica
É usada para especificar o caráter elétrico de um material. Ela é indicativa da facilidade com a qual um material é capaz de conduzir uma corrente elétrica. Ou seja, a condutividade é simplesmente o recíproco da resistividade elétrica.
Materiais sólidos exibem uma espantosa faixa de condutividades. De fato, uma maneira de classificar materiais sólidos é de acordo com a facilidade com que conduzem uma corrente elétrica; dentro deste esquema de classificação existem 3 grupamentos: condutores,