trabalho do filme de socrates
O nome Austrália vem da palavra latina australis, que significa "do sul".
O nome oficial do país é Comunidade da Austrália. E, ao contrário do que muita gente imagina, a capital não é Sidney e, sim, Camberra.
A Austrália é um dos poucos países continentais que não fazem fronteira com nenhum país.
O continente australiano e a Tasmânia são habitados por humanos há 40.000 anos.
Apesar de ter sido colonizada por britânicos, a Austrália foi descoberta pelos holandeses.
Apesar de possuir um imenso território, a Austrália é pouco habitada, possuindo apenas 22 milhões de habitantes.
A imensa maioria dos australianos possui origem européia, principalmente inglesa, escocesa e irlandesa. Há também descendentes de italianos, alemães e gregos. Podemos ainda encontrar descendentes de asiáticos, especialmente vietnamitas e chineses. Os aborígenes representam apenas 2,5% da população do país.
As cidades australianos mais populosas são Sydney, Melbourne, Brisbane, Perth, Adelaide, Gold Coast-Tweed Heads, Camberra e Newcastle.
Devido ao seu isolamento geográfico (estima-se que o continente se separou da Antártida há 50 milhões de anos), a Austrália possui animais únicos, que não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo. Um bom exemplo são os marsupiais (mamíferos com uma bolsa que substitui a placenta) como o lobo-da-Tasmânia, o canguru e o coala.
Coelhos, camelos e sapos-cururú são verdadeiras pragas na Austrália. Detalhe: tratam-se de espécies não-nativas, animais introduzidos pelo ser humano.
Como no Brasil, o verão australiano vai de dezembro a março.
As leis australianas proíbem a venda de bebidas alcoólicas em supermercados ou em qualquer outro estabelecimento, fora as bottle shops (restaurantes e bares).
A carne de canguru é muito apreciada pelo povo australiano, inclusive em sopas.
Na Austrália, os automóveis usam a mão inglesa – ou seja, os australianos dirigem do lado esquerdo.
Em matéria de futebol, os