Associação entre o filme matrix e a vida e vocação de sócrates
No filme Matrix vemos claramente um paralelo relacionando a vida de Sócrates e Neo, onde Neo sendo um homem que desconfiava da realidade e tudo que ela aparentava, a comparação se deve ao fato de que Sócrates jamais aceitava opiniões e conceitos preestabelecidos, tanto na sociedade quanto na religião. Morfeu provocava Neo instigando-o, assim como Sócrates fazia a si mesmo quando questionava e duvidava das aparências e verdades absolutas.
Neo sendo um excelente hacker foi o escolhido pois seria o único capaz de competir com a matrix, e por ter sempre desconfiado da realidade como era, sua curiosidade o fez investigar circuitos internos da de programas de segurança maxima, o que fez com que Morfeu o descobrisse.
Sócrates provocava o povo ateniense questionando-os: O que é isso em que você acredita? Ou perguntas desse tipo, para que eles se confundissem concluindo que não sabiam de nada.
Na mitologia Morfeu ("moldador de sonhos") é o deus grego dos sonhos tem a habilidade de assumir qualquer forma humana e aparecer nos sonhos das pessoas. Seu pai é o deus Hipnos, do sono. Quando Morfeu tocava um ser humano com uma papoula vermelha tinha o poder de fazê-lo adormecer, sonhar e até mesmo aparecer no sonho, no filme o primeiro contato de Neo e Morfeu é feito desta forma. No filme Morfeu é dotado de grande agilidade e sabedoria, por varias vezes questiona Neo se ele por algumas vezes confundia sonho com realidade, Morfeu oferece a Neo duas pílulas uma azul e uma vermelha, a azul o levaria a continuar em total ignorância e a vermelha revelaria toda a verdade e responderia a todos os seus questionamentos representando neste caso a papoula da mitologia.
A Matrix representa um lugar onde todos os seres humanos vivem em forma real embrionária e uma vida irreal forjada, inexistente. A Matrix usa da realidade virtual para controlar o ser humano tendo sido criada por ele mesmo.
Sócrates visitou um santuário