Reistencias
Pratica 4
Quando conectamos aos polos de uma bateria um resistor, irá gerar uma corrente elétrica, onde o seu valor irá depender da voltagem da bateria (tensão) e da capacidade do resistor em impedir a passagem da corrente elétrica, onde chamamos de resistência elétrica. Essa resistência é definida pelo quociente entre a diferença de potencial aplicada a ele e a corrente que o percorre, onde temos a formula: V(V)=RΩ/I(A), onde V é voltagem, R de resistência e I de ampère.
Essa resistência elétrica depende muito do seu material, dimensões, temperatura e da tensão aplicada a ela. Porém temos uma grandeza relacionada com a resistência elétrica, a resistividade elétrica, que não depende das dimensões, ela é uma medida da oposição de um material ao fluxo de corrente elétrica. Quanto mais baixa for a resistividade mais facilmente o material permite a passagem de uma carga eléctrica, logo dois corpos de mesma matéria, mas de diferentes dimensões, possuem diferentes resistências elétricas. A unidade da resistividade é o ohm metro (Ω.m), e dada pela formula:
, onde: ρ é a resistividade elétrica (em ohm metros, Ωm);
R é a resistência elétrica de um espécime uniforme do material (em ohms, Ω); é o comprimento do fio (medido em metros);
A é a área da seção do fio (em metros quadrados, m²).
O objetivo dessa pratica é verificar a dependência da resistência com o comprimento e com a área de diferentes condutores e determinar a resistividade desses condutores.
Primeiramente, para essa pratica utilizamos três tipos de objetos, uma placa com fios de diferentes diâmetros (Fio de Ni-Cr e Fio de aço) e bornes para conexão, um multímetro digital e cabos banana/banana.
Essa placa com fios possui três fios de Ni-Cr de diferentes diâmetros e um fio de aço com diâmetro de 0,50mm. Eles possuem o tamanho de 1m, só que divididos com bornes em cada 0,2m, dividindo eles em 5 partes, permitindo variar o comprimento e assim verificar o que